Ao apresentar o projeto na turma de 1º ano percebi o interesse dos mesmos e a alegria que sentiram quando disse que iríamos utilizar o Laboratório de Informática. Devido a pouca idade não se atentaram para o foco do projeto e que tem por objetivo demonstrar o quanto o nome próprio é importante na estruturação da identidade de cada indivíduo.
Procurei apresentar o projeto de forma clara numa linguagem apropriada ao público a que me dirigia.
Os alunos, dispostos em duplas conseguiram realizar as atividades propostas. Entretanto, a atividade no laboratório de informática exigiu muita paciência, pois os pequenos queriam navegar a deriva, muitos não tinham contato anterior com a máquina então apertavam (ou não) tudo quanto era tecla. Ou seja, o início foi um tanto conflituoso, todos querendo auxílio ao mesmo tempo.
Tal situação foi superada com a ajuda do professor responsável pelo laboratório e de dois assistentes de aluno que já havia convocado anteriormente por questão de precaução.
Também as duplas foram reorganizadas e procuramos colocar alunos com um pouco mais de experiência ao lado daqueles que não tinham familiaridade com as máquinas.
Como o laboratório funciona em rede, já havia me antecipado com o professor responsável pelo mesmo e apresentado o projeto a ele de forma que no dia da atividade o site de pesquisa já estivesse disponível nos computadores.
Foi muito interessante observar a surpresa dos alunos ao descobrirem o significado de seus nomes. Neste momento havia muita interação entre as duplas que se ajudavam mutuamente e transmitiam aos demais suas descobertas.
Foram formadas doze duplas, destas somente duas tiveram muita dificuldade em pesquisar na internet tal fato está aliado à dificuldade que estes alunos enfrentam nas outras atividades que realizam, uma vez que sua aprendizagem não está no mesmo ritmo dos demais colegas. Ou seja, 83% das duplas tiveram um bom desempenho na atividade.
Muitos alunos aprenderam com facilidade o uso dos comandos básicos do editor de texto (letra maiúscula principalmente).
O que mais atrapalhou foram as máquinas do laboratório que não estão todas em boas condições e também a conecção com internet que não é veloz.
Observe-se que o envolvimento dos alunos no projeto foi mais intenso com a ida ao laboratório de informática. Se não fosse preciso formar duplas para uso do computador creio que a atividade seria mais produtiva. Embora em sala de aula as crianças tenham recebido instruções sobre como utilizarem e se comportarem no laboratório.
Esta atividade também pode ser desenvolvida em outras séries, com o tema que trate, por exemplo, da história de suas famílias.
Entre as crianças surgiu a sugestão que se pesquise sobre o tipo físico de cada um que pode suscitar uma boa discussão sobre a diversidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário